quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Boas práticas: Livros nas Prisões






Recebi há 2 minutos atrás um email a falar de um novo projeto: "Um livro na prisão: uma janela para voar."

Trata-se de um projeto de recolha de livros usados para entregar em estabelecimentos profissionais. 
O apelo vem de um professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e passo a transcrever:



«Chamo-me André Lamas Leite e sou docente de Direito Penal e de Criminologia na Faculdade de Direito.
Em recente palestra no Estabelecimento Prisional do Porto (Custóias) para a qual fui convidado, para além da rica experiência humana que pude vivenciar, dei-me conta de uma lacuna grande que a todas e todos nos interpela.
A Biblioteca daquele EP está pouco equipada, o que faz com que uma das ocupações que podem ajudar na reinserção dos nossos reclusos se ache fortemente comprometida. Foi-me dito que a situação é nacional, devido à crónica falta de meios.
Assim, encorajado por amigos, lancei uma campanha no "Facebook" para que possamos todos nós - sociedade civil - doar livros de todo o género, mas sobretudo romances, contos, peças de teatro, poesia, ensaios, livros de Arte e de Direito, de Gestão e de Economia, de Psicologia e de Ciências da Educação para ajudar a melhorar aquele EP e, se o volume de doações o permitir, também o de outros EP.
Estamos a concentrar as ofertas na portaria da FDUP, cuja Direcção já disponibilizou espaço para o efeito.»

Podem ver mais sobre esta iniciativa na página do facebook:

Indepentemente das opiniões pessoais de cada um sobre os reclusos, suas vidas e "pecados", acho que é uma boa iniciativa. 



Enviar um comentário