domingo, 2 de novembro de 2008

prémio saramago- novos escritores portugueses

Há uns tempos descobri os escritores vencedores do prémio Saramago, Gonçalo M. Tavares e valter hugo mãe (sim, com minúsculas). Os livros vencedores, Jerusalem e o remorso de baltasar serapião, respectivamente, são vivamente recomendados por mim. É que eles são novos mas escrevem bem, muito bem. Jerusalem foi até adaptado para Teatro, e está agora em cena, algures em Lisboa.

O livro de valter hugo mãe passa-se na idade média e relata situações de violência doméstica de uma maneira impressionante, do ponto de vista do agressor. Nunca me tinha posto no papel do agressor e é realmente interessante ver o que se passa nas suas cabeças... O livro não é só isso, tem muito mais, mas isso foi o que me marcou. Tem ainda a grande vantagem de estar em promoção, e de custar 6,90 euros, na Bertrand (lojas, não na net).


Jerusalém é daqueles que não dá para parar de ler. Tem de se continuar para se conseguir descobrir afinal o que é que aconteceu.. Pode dar um certo nó no cerebro, no início, mas vale a pena. Os livros de Gonçalo M. Tavares estão organizados de uma forma peculiar, sendo que os da colecção de Jerusalem têm as capas negras, simples. Gonçalo M. Tavares criou ainda um bairro, e vai descrevendo as suas personagens, numa outra colecção. Esses ainda não tive oportunidade de ler, mas a crítica recebeu-os muito bem...
Enviar um comentário